segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O perigo da permanência de uma criatura na Igreja.

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Lucas 9:23

Esteja onde estiver é preciso atender as qualificações que Jesus Cristo exige àqueles que desejem seguir os Seus Passos.

A criatura tenta mas não aguenta!

É preciso ser transformado de criatura em filho de Deus para participar na Igreja!
João 3:3
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Observem aqueles que saíram do Egito, mas que não tinham parte na promessa de Canaã. Eles desanimavam. Eles queriam coisas. Queriam sabores. Queriam festas!

Números 11:5
Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos.

E aconteceu que, queixou-se o povo falando o que era mal aos ouvidos do SENHOR; e ouvindo o SENHOR a sua ira se acendeu; e o fogo do SENHOR ardeu entre eles e consumiu os que estavam na última parte do arraial.
Então o povo clamou a Moisés, e Moisés orou ao SENHOR, e o fogo se apagou.
Pelo que chamou aquele lugar Taberá, porquanto o fogo do SENHOR se acendera entre eles.
E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer?
Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos.
Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos.
Êxodo 32
1 Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.
2 E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos.
3 Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.
4 E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.
5 E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao SENHOR.
6 E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a folgar.

Números 16: 25:35
Então Moisés levantou-se, e foi a Datã e a Abirão; e após ele seguiram os anciãos de Israel.

E falou à congregação, dizendo: Desviai-vos, peço-vos, das tendas destes homens ímpios, e não toqueis nada do que é seu para que porventura não pereçais em todos os seus pecados.

Subiram, pois, do derredor da habitação de Coré, Datã e Abirão. E Datã e Abirão saíram, e se puseram à porta das suas tendas, juntamente com as suas mulheres, e seus filhos, e suas crianças.

Então disse Moisés: Nisto conhecereis que o SENHOR me enviou a fazer todos estes feitos, que de meu coração não procedem.

Se estes morrerem como morrem todos os homens, e se forem visitados como são visitados todos os homens, então o SENHOR não me enviou.

Mas, se o SENHOR criar alguma coisa nova, e a terra abrir a sua boca e os tragar com tudo o que é seu, e vivos descerem ao abismo, então conhecereis que estes homens irritaram ao SENHOR.

E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra que estava debaixo deles se fendeu.

E a terra abriu a sua boca, e os tragou com as suas casas, como também a todos os homens que pertenciam a Coré, e a todos os seus bens.

E eles e tudo o que era seu desceram vivos ao abismo, e a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregação.

E todo o Israel, que estava ao redor deles, fugiu ao clamor deles; porque diziam: Para que não nos trague a terra também a nós.

Então saiu fogo do SENHOR, e consumiu os duzentos e cinqüenta homens que ofereciam o incenso.


Eles não tinham objetivo na sua caminhada. Abandonaram o Egito porque não lhes era mais favorável viver ali. Apenas se submeteram trocar de senhores. Ao invés de serem escravos dos egípcios, derrotados e arrasados, preferiram servir aos hebreus que se apresentavam melhores senhores, que pelo menos tinham grandes riquezas saqueadas dos egípcios.

Mas aquela "gentalha", "populacho" ou “vulgo” não imaginava que haveria quarenta anos de caminhada no deserto... E por não terem parte na herança e qualquer expectativa de melhoria naquele deserto, queriam voltar, fazer festas, reclamavam de tudo e de todos, lembravam-se dos alhos, cebolas e pepinos e contagiavam negativamente aqueles que tinham a promessa.

Hoje, aqueles que insistem permanecer criaturas dentro da Igreja acabam influenciando negativamente alguns. Os que foram transformados de criaturas em filhos precisam demonstrar a necessidade da transformação aos que os acompanham na caminhada da Igreja.

Deus nos abençoe e use!

Henri.

Nenhum comentário: