quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Fé ou Esperança?

Gálatas

3:9

De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.


Precisamos, todos nós, dessa fé verdadeira. A outra, que muitos chamam de fé, é apenas esperança, e para muitos é somente uma vaga esperança.

É triste que dentro das próprias igrejas tenhamos gente com uma vaga esperança achando que têm fé. Desmoronam com quaisquer coisas e não têm como vencer nos momentos de aflição. Dependem de verem uma porta aberta para que considerem ser a vontade de Deus. Caso algo não dê certo dizem logo que é Deus fechando a porta porque não é da vontade dEle.

Esquecem-se de tantos exemplos que a bíblia nos deixa. Aliás, sem ler, meditar e praticar o que nos diz a Palavra de Deus nos é impossível ter fé. Esse tem sido o grande erro da humanidade, o querer ter fé por si só. Como algo que pudesse vir com o homem natural. Isso é impossível. E diante disso Deus nos dá uma ordem que se não for obedecida nos trará a conseqüência da distância de Deus.
João 5:39

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

No entanto, percebemos que a preguiça não tem permitido o ler e muito menos o examinar as Escrituras o que causa essa estranha situação em muitas pessoas. Dizem ter fé sem saber do que se trata e para que serve.

A fé não exite para o nosso desfrute. Nem para a demonstração do nosso poder. Muito menos para que seja uma ferramenta que manipularemos quando precisarmos de coisas para o nosso deleite ou dos nossos amigos. Ela é diferente de força mental, de pensamento positivo ou coisa semelhante.

Sendo verdadeiramente assim, para que serve e existe a fé?!
Hebreus 11:6
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Percebemos nesse texto que a fé existe para agradar a Deus. Ele nos dá para que possamos agradá-lO. Mas quem é que deseja ter fé com esse objetivo? A grande maioria das pessoas quer ter fé como algo próprio e pessoal com a qual podem exibir e receber destaque entre os que os cercam como se fosse um troféu!

Não foi assim com Abrão, quando Deus o mandou sair de onde estava e ir para onde não sabia! E também não foi assim com os amigos de Daniel, Hananias, Misael e Azarias quando enfrentaram a fornalha. E nem o próprio Daniel quando lançado na cova dos leões!
Eles tiveram e exerceram da fé para glorificar a Deus!
Citei cada um deles com seus devidos nomes porque queria fazer uma pergunta pessoal.
E você, o que pensa ser fé?
Para que serve a fé?
Como a conseguimos fé?

E afinal, o que é fé?
Hebreus 11:1
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

E então, você tem fé ou esperança?!!!

Deus nos abençoe e muito!
Henri.

Nenhum comentário: