domingo, 4 de maio de 2008

Criança não é bicho!

"Ensina o menino no caminho que deve andar..."

Infelizmente alguns pais estão enganados quanto ao verbo ensinar! Estão entendendo errado a proposta que Deus está fazendo para que se cumpra a sua promessa, e por isso pensam que Deus está falhando.

O que Deus está dizendo é "ensina" e não é "dome"! Percebo muitos pais tentando domar os filhos e isso é angustiante. Domar é coisa pra bicho! Gente é ensinada para aprender e, raciocinando, reagir conforme o ensino. Não adianta mostrar o caminho da igreja e falar mal dela para os filhos!!! Não adianta insistir para que não percam a programação da igreja e malhar o resultado dela! E não adianta levar os filhos à igreja e buscar depois e não pertencer a ela porque não concorda com algumas atitudes de alguns membros... Filho não é bicho para ser adestrado e agir sem pensar conforme se deseje.

Por isso o que Deus manda, através da sua infinita misericórdia é "ENSINA".

Eu tenho certa dificuldade de aprender através de métodos que ensinam a fazer sozinho e sei muito bem a maravilha que é quando alguém se dispõe a me mostrar como se faz! E como é que aprendo!!! Acho que Deus pensou assim também. Sei que é o melhor método porque é o método que Deus orienta. Só que há alguns pais que se julgam melhores na didática do que Deus e preferem orientar os seus filhos do seu modo. O resultado é o que percebemos acontecer com tantos jovens por aí.

A técnica que o domador usa é a de premiar o bicho quando ele faz o que se deseja. O animal percebe a situação e se presta a "obedecer" o dono. Não é ensinado porque ao se mudar uma característica da atividade o animal não saberá o que fazer. Percebemos os pais usando a mesma tática com seus filhos. Premiam quando eles fazem algo certo! E tentam deixá-los sem premiação quando erram!

O ensino bíblico diz "ensina" e mostra como é para se fazer dando detalhes.

Confira no livro de Deuteronômio 6:7
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.

Percebemos que o ensino está vinculado com ações. Os verbos denotam isso.Assentar, andar,deitar e levantar. O ensino é precedido de ação, atitude, que levam os filhos a caminhar juntos. É junto dele quando se está assentado e ensinando. É junto dele quando se está andando e ensinando. É junto dele quando se está deitando e ensinando. E é junto dele quando se está levantando e ensinando.

Curiosamente pergunto: O que é que estamos fazendo quando não estamos assentados, andando, deitados ou levantados?!

Parece que Deus quis cercar-nos de todos os lados para que estivéssemos sempre ensinando e PRESENTES na vida dos nossos filhos. Bem, você poderia dizer que há uma outra coisa que os pais poderiam fazer, ou outra posição que poderíamos estar, que acontece quando brincamos com os nossos filhos de carregá-los andando de quatro com eles nas costas! Bem, sendo assim, eu poderia dizer que até nisso pensou Deus!!! É a hora do recreio e neste momento é permitida uma pausa!!!

Então, chegamos a uma conclusão. Precisamos estar juntos em todo o tempo com os nossos filhos e ensinar através da nossa voz e principalmente com a nossa vida, que eles percebem muito mais do que a nossa voz. O nosso exemplo fala muitíssimo mais alto do que a nossa voz!

O resultado de tamanha dedicação será a promessa cumprida na vida daquele menino ou menina. Até quando envelhecer não se desviará do caminho!

Provérbios 22:6
Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

Quantos estão dispostos a pagar este preço? A gastar tempo com os meninos seus filhos? E quantos gostariam de todo o coração de ver a promessa sendo cumprida na vida dos seus filhos?
Então chamo a atenção para o que nos diz o início do texto em Deuteronômio. Elas são anteriores a orientação de como proceder com os filhos e ORIENTAM aos pais em como lidar com Deus.

Deuteronômio 6:
1
ESTES, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir;
2
Para que temas ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.
3
Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o SENHOR Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel.
4
Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.
5
Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
6
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;

Pais sem COMPROMISSO com Deus criam filhos sem compromisso e longe de Deus! Deixam seus filhos entregues a própria sorte neste mundo mau. Não consideram o investir o tempo nos filhos como uma excelente aplicação mas consideram uma perda de tempo. O preço a pagar será altíssimo! Perdem os filhos aqui, neste tempo presente e na eternidade. E se apresentarão diante de Deus em falta porque o próprio Deus requererá de nossas mãos o resultado do que foi feito com o aquele filho que Ele nos deu para que ensinássemos como é o louvor e a adoração que agrada a Deus.

Que estas palavras nos anime a sermos cumpridores fiéis dos mandamentos que Deus nos dá e que são para a nossa felicidade.

Deus nos abençoe e muito !!!
Henri.

6 comentários:

Alfrêdo Oliveira disse...

Olá Henri, parabéns pelo excelente texto.

henripib@gmail.com disse...

Muito obrigado,pastor Alfredo!
Fiquei muito contente por sua visita e comentário. Considero um incentivo para que me aprimore em uma escrita melhor. Aproveito para enviar o meu abraço através do diretor, pastor Alfredo, aos seminaristas, funcionários e todos os irmãos do SBTNB.
Deus nos abençoe!
Henri.

Unknown disse...

Olá irmão!
gostei muito do texto
Que Deus continue te inspirando cada dia mais.
Deus te abençõe rica e abundantemente!
Fique na paz!

Rachel Toledo disse...

Ganhou uma fã, Henri. Ótimo texto. Amei! Você escreve muito bem. =) Que Deus continue a te abençoar.

Vanessa disse...

Olá Henri.

adorei o seu texto, parabéns e que continue sendo benção escrevendo explanações que acrecentam e ajudam a esclarecer.

fica na paz.


Vanessa Castro

estevao disse...

Excelente irmão!

Vou compartilhar.

Deus o abençoe sempre com sabedorria e graça!