quarta-feira, 4 de abril de 2012

Trigo e joio!

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro 
Mateus 13:24-30 

Uma das táticas satânicas mais eficientes que podemos observar é a invasão das criaturas no ambiente da igreja, sendo qual excesso de joio impedindo o trigo de receber luz solar e poucas gotas de chuva, abafando o trigo e impedindo o seu crescimento. E algo inimaginável e terrível que temos percebido vindo dos púlpitos é a adubação cuidadosa do joio com produtos venenosos para o trigo. Assim, aos poucos, o inimigo que na parábola semeou joio no campo onde fora semeada a boa semente, agora conta com pregoeiros de um evangelho genérico e falso, adubando e fortalecendo o joio com mensagens que para nada servem ao trigo. Há, por causa disso, campos que apresentam plantações viçosas, mas que de nada adiantam porque não produzem frutos!

Se não conseguimos identificar o joio para arrancá-lo, porque se confunde com o trigo, o que poderemos fazer é usar aquilo que tivermos ao nosso alcance para fortalecer o trigo. Jamais deveremos usar os adubos que possam fortalecer o joio, considerando que não podemos impedir que a chuva regue.

O joio não suporta o principal adubo que fortalece o trigo que é a Bíblia, a Palavra de Deus. A Bíblia tem essência especial para o trigo.

Então, por que os responsáveis pelo campo resolvem usar outros adubos?!

A Bíblia nos diz que ao final, na colheita do trigo, o joio seria arrancado juntamente e lançado ao fogo. Mas isso não significa que o joio teria de estar viçoso, com boa aparência. Não é por causa de uma boa aparência do campo que se deve manter uma boa aparência do joio como se a sua má aparência provocasse a desqualificação do campo. Essa preocupação descabida da parte daqueles que devem cuidar do campo com o joio tem permitido uma sobrevida de tal forma que não se consegue perceber a diferença dele com o trigo. 

Parece que para muitos pregadores o que importa é ter uma imponente plantação, mesmo que não se consiga os frutos tão apreciados pelo dono da seara. Assim, realizam imenso esforço para apresentar as cercas muito bem pintadas e tudo o mais organizado e limpo possível. Mas não se importam com a qualidade do trigo e muito menos em perceber que o trigo oferece grãos, ao contrário do joio que para nada serve.

Eis então uma boa oportunidade para que todos os responsáveis pelo campo avaliem como estão fazendo para cuidar melhor onde estão atuando, percebendo sempre que o Dono do campo é exigente e não aceitará as desculpas pelo desleixo com tão importante investimento. É inaceitável o pouco caso diante das exortações que temos diante de nós, facilmente encontradas na Bíblia, a Palavra de Deus.

Que esta mensagem nos anime cuidar e ajudar no cuidado que se precisa ter com o campo onde está a boa semente.

Deus nos abençoe e use!
Henri - membro da SIB Magé - RJ.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acredito que tudo patê dos desígnos do coração. o ser humano que ainda não experimentou o novo nascimento ou seja não teve verdadeiramente um encontro com Jesus. é levado por qualquer tipo de doutrina. e não tem em si o espirito de cristo vivendo nele.
conhece as coisas de Deus só por teoria. e não na experiência e na obediência a sua palavra.
Gilvan Jr. Manaus Am