sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Conceito mundano dentro da igreja.


O prejuízo da Igreja, onde muitos que ali estão possuem conceito mundano.

A criatura tem conceito mundano e quando a igreja tem muitas criaturas, principalmente se ocuparem cargos de liderança e diretoria, os conceitos mundanos serão as diretrizes que determinarão o rumo dessa igreja. Ou serão muito bem vindos quando forem apresentados.

É por isso que existem muitas igrejas que optam pelos métodos de crescimento gerencial. O conceito é mundano. Isso não significa que essa igreja não irá crescer. Afinal, o projeto é para crescimento. Mas para que o projeto mundano frutifique será necessário promover atividades para que as criaturas se sintam bem e permaneçam ali.

E diante da imensa necessidade de oferecer atividades, cada vez mais se oferecerá oportunidades para que as criaturas participem. Assim, uma igreja que se envolve com isso, a sua liderança se sente realizando a Vontade de Deus.

E diante da grande movimentação resultante das atividades na igreja não há percepção de que se está apenas envolvido em ativismo religioso.

E ativismo religioso é tão ou mais fatal quanto mundanismo. Penso que seja mais fatal porque o ativista religioso pensa com toda a certeza que está salvo por causa do resultado, principalmente apresentado pelo crescimento da membresia.

Um conceito mundano é percebido quando um bar vazio muda de direção e, sob nova direção, passa a oferecer promoções para atrair os clientes. O novo dono chega até mesmo a oferecer vantagens para aqueles que chegarem primeiro, vantagens como um prato de petiscos por conta da casa.
Isso ocorre também nos bailes, oferecendo gratuidade para as mulheres, sabendo que os homens virão atrás delas.

Parece que há muitos que adoram aproveitar os seus conceitos mundanos para aplicar na igreja onde conseguem espaço, como se a igreja passasse para uma nova direção.

Oferecer espaço para essas criaturas é um grande erro. Às vezes um erro fatal. A igreja deixa de ser igreja e passa a ser um clube.

A grande diferença de um clube para uma igreja está no fato de que no clube não há razão para perdão de pecado. No clube há regras, mas não são relacionadas com o pecado.

E uma característica de que uma igreja está se transformando em um clube é a falta de arrependimento por causa do abandono da necessidade de perdão de pecado.

Assim, as mensagens deixam de ser direcionadas para o arrependimento, transformando-se em mensagens de autoajuda.

Isso pode ser algo que atrai muitíssimo a atenção dos ouvintes. E tais mensagens conseguem promover os mensageiros de tal forma que ficam muito famosos. E diante da fama os membros da igreja-clube sentem-se cada vez mais satisfeitos.

E quando uma igreja fica muito satisfeita com o seu pastor, principalmente diante do crescimento da membresia, o que ocorre é o aumento salarial dele.  Caso o pastor seja muito requisitado por outras igrejas, ocorrem convites oferecendo salários maiores.

Como é natural no ser humano o desejo de melhoria no salário, alguns acabam usando o sucesso obtido para reivindicar um aumento salarial. Caso não consiga o seu intento a opção é aceitar o convite daquela igreja que lhe oferecer melhor sustento financeiro.

Essa situação demonstraria uma deformação no que diz respeito ao tratamento com a igreja, mas seria até aceitável mediante certos parâmetros. No entanto, alguém considerar-se merecedor de vantagens financeiras porque fez uso de conceitos mundanos, com os quais logrou êxito no crescimento numérico da membresia, tal coisa é degradante para a igreja.

Mas há coisa pior do que isso.

Quando uma igreja convida um alguém para pastorear, baseada no crescimento da igreja onde atua, ou na fama que o pastor conseguiu por causa dos métodos e conceitos mundanos que usou para conseguir fazer a igreja crescer, essa atitude da igreja grave porque demonstra total percepção do Projeto Bíblico para o crescimento da igreja, tornando-se mais uma na multiplicação de criaturas envolvidas no ativismo religioso.

Quanto prejuízo percebemos diante de algo que está se tornando comum nas igrejas, que é o conceito mundano como se fosse conceito Bíblico.

Para que a igreja evite cair nessa armadilha é preciso investir na pregação do Evangelho, possibilitando que aqueles que forem acrescentados à membresia sejam aqueles que também foram acrescentados ao livro da Vida. É preciso que o ensino seja fundamentalmente Bíblico. Que as mensagens sejam Bíblicas, apresentando através dos textos da Palavra de Deus, aquilo que Deus quer para a Igreja.

A igreja que desejar evitar que os conceitos mundanos estejam sendo usados como forma de crescimento, essa igreja deverá observar aqueles que devem ou não exercer funções, ocupar cargos e, principalmente, participar da diretoria.

Normalmente uma pessoa muito animada, mas explosiva, rebelde e que ofereça dificuldade para se conversar, jamais deverá exercer cargos na igreja. É preciso que na liderança estejam aquelas pessoas que demonstrem transformação de vida. E isso pode ser observado pela forma que trata as pessoas, como reage diante das circunstâncias adversas, como interage com os vários departamentos da igreja e com as outras lideranças.

Acima de tudo a igreja precisa perceber como as pessoas reagem diante das mensagens. Porque ao demonstrarem desprezo pelas mensagens, preferindo as programações especiais, demonstram claramente que menosprezam a Palavra de Deus, preferindo o ativismo que lhes rendem os momentos em que ficam em evidência.

É preciso que com urgência a igreja invista na preparação Bíblica daqueles que estiverem participando ou chegando para participar da membresia.

E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. 
Atos 2:47

Deus nos abençoe e use!
Henri – membro da SIB Magé.
Membro da ABACLASS.

Nenhum comentário: